Projeto



Proposta de criação da Rádio na/da Escola

Durante nossos encontros traremos algumas questões que nos ajudarão a pensar porque queremos que a escola tenha um projeto de rádio...que objetivos temos com ele. As leituras, as discussões e a pratica ajudarão na construção dessa proposta. Encaramos como proposta pois sabemos que ele precisa ser pensado e solializado com o corpo de educadores de cada escola. Então, durante nosssos encontros comecem a escrever, a por no papel as ideias que vão surgindo. A contrução dessa proposta faz parte da carga horária a distância. Escrevam o projeto num documento de texto e aguardem as informações sobre como publica-lo aqui.

Objetivo (o que queremos com o projeto);
Justificativa (por que desenvolver esse projeto com os alunos na escola): Justificar  sob o olhar da midia-educação;
Metodologia (como/ideias iniciais);
Metas / Ações / Cronograma

PROJETO RÁDIO ESCOLAR EBM OSMAR CUNHA E JOSÉ AMARO CORDEIRO

Caroline Alamino Martins
Cristine Durante de Souza Silveira
Raquel Regina Zmorzenski Valduga Schöninger
Luciano Kercher Greis

Justificativa

Para Paulo Freire (1987) a comunicação transforma seres humanos em sujeitos na medida em que é vista como um processo da comunicação, uma construção partilhada do conhecimento mediada por elações dialógicas entre os homens e o mundo, essa abordagem de comunicação implica numa reciprocidade que não pode ser rompida e seu conteúdo não pode ser apenas comunicado de um sujeito a outro, mas sim ter um significado significante para ambos os sujeitos.
E neste contexto podemos destacar a rádio como um veículo de comunicação de grande atuação social, pois através desta mídia, pessoas das mais diferentes classes sociais, culturais e econômicas tem acesso a informação e ao entretenimento. É sem dúvida um veículo democrático e tem um papel importante na construção de conhecimentos. Na escola a rádio poderá ampliar a comunicação entre escola e aluno, desta forma concretizar o processo de ensino-aprendizagem, por meio de estratégias tais como: uso adequado da voz, utilização de recursos de áudio para facilitar a construção de conhecimento, e incentivar a criatividade dos educandos, além de possibilitar o trabalho em equipe e uma aprendizagem colaborativa.
Neste ínterim, a implantação da rádio na escola visa proporcionar um diálogo verdadeiro, um pensar crítico, uma troca entre emissor e receptor, uma vez que os educandos irão fazer essa permutabilidade de papéis.

Objetivo Geral

Criar uma rádio na Escola Básica Municipal Osmar Cunha com o objetivo de utilizar a mesma como ferramenta pedagógica, entretenimento e informativa.

Objetivos Específicos

Fazer da rádio um instrumento pedagógico que possibilite a realização de trabalhos em grupo que desenvolvam a criatividade e o senso crítico dos educandos.
Exercitar a oralidade, a escrita na elaboração e apresentação das notícias, para que os educandos possam desenvolver com clareza suas ideias.
Propor programas que sejam produzidos de maneira interdisciplinar para que possamos integrar todos os professores, alunos e comunidade escolar em geral.

Procedimentos

Organizar, primeiramente, oficinas com professores e equipe pedagógica para que possam vivenciar e experimentar como se elabora, produz e apresenta um programa de rádio. Num segundo momento as oficinas serão realizadas com os educandos.

Etapas e ações

Definição dos funcionários e professores da escola que coordenaram a rádio na escola;
Levantamento de alunos interessados em aderir ao projeto de rádio na escola e as etapas para a definição dos grupos e o gerenciamento dos programas;
Levantamento de materiais (equipamentos de som e o local onde a rádio poderá ser instalada) para o funcionamento de uma rádio escolar;
Concurso para escolher o nome da rádio;
Escolha dos programas e temas que serão abordados na rádio;
Organização da grade de programação da rádio.
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O projeto da Rádio Escola da Escola Paulo Fontes encontra-se em desenvolvimento. Entretanto, conseguimos definir os objetivos iniciais, a justificativa e algumas metas a ações para o ano de 2011 e 2012. Até a data de 12 de maio de 2011, o projeto encontra-se conforme o registro a seguir:

ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL Dr. PAULO FONTES
“Conhecer, participar e transformar”.

Articuladoras do projeto:
Mariley Makufka (coordenadora da sala informatizada)
Vera Maria Sucupira Ferreira (professora de Língua Portuguesa)
Denise de Amorim Costa Martins (diretora)
Mariza Eller (supervisora escolar)
Rojane Martinez Pimentel (orientadora educacional)
Assessoria:
Patricia da Cunha Costa Vieira (assessora pedagógica)
Núcleo de Tecnologia Municipal
Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis

PROJETO RÁDIO ESCOLA

1. OBJETIVOS
1.1 Objetivo Geral
  • Fazer com que o recreio da Escola Paulo Fontes seja um momento de entretenimento e de formação de ouvintes para toda a comunidade escolar, ao utilizar a Rádio Escola como estratégia pedagógica para veiculação de programas que contemplem músicas e temas de interesse dos alunos.
1.1.1 Objetivos específicos:
  • Contribuir na formação dos educandos a fim de que sejam capazes de refletir sobre a ampla variedade de textos que circulam na vida social, de escrever textos em diferentes gêneros, de possibilitar aprendizado colaborativo a partir da linguagem radiofônica. 
  • Explicitar o significado da mídia, suas potencialidades e limitações de modo a estimular uma visão critica dos conteúdos midiáticos que os educandos consomem.
  •     Esclarecer as diferentes finalidades entre rádios comerciais, educativas e escolares.
  • Conhecer os gêneros radiofônicos, suas funções e desvendar as possibilidades de utilização desses gêneros no projeto da rádio escola.
  • Ampliar o repertório musical dos alunos ao incluir músicas nos programas radiofônicos.
  •     Desenvolver diferentes competências nos educandos, como: saber trabalhar em equipe em reuniões de pauta, escrever com autoria os roteiros, pesquisar para aprofundar os temas a serem discutidos e desenvolver a oralidade através da locução dos programas.
  • Estimular a interpretação dos roteiros para que os alunos consigam identificar os fatos mais importantes e para que saibam dar entonação na voz nos momentos adequados durante a locução.
  • Inserir a linguagem radiofônica em práticas educativas do ensino da língua portuguesa.

2. JUSTIFICATIVA
        Desde o ano passado os professores da Paulo Fontes almejam a sonorização do ambiente escolar, para inclusão de músicas como forma de tornar o ambiente mais atrativo para que os alunos tenham maior concentração nas aulas após o intervalo do recreio.
        Entretanto, essa discussão foi retomada no início do ano de 2011, nos dois dias de organização de Planejamento Organizacional para o Trabalho Escolar - POTE, no qual cogitou-se a possibilidade de desenvolver um projeto de rádio na escola. Assim, vislumbrou-se não apenas inclusão de músicas, mas também de um projeto que além de agradar os alunos também tivesse objetivos pedagógicos. Foi assim que se pensou em participar do curso da Rádio Escola da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis com a finalidade que conhecer as possibilidades de trabalho com a mídia radiofônica. No ano de 2011 participaram do curso apenas duas profissionais da escola, porém a meta é que toda equipe docente tenha condições de participar da formação no período diurno e que mesma seja realizada na própria escola.
Além disso, a mídia se estrutura em uma forma ágil de transmissão, reprodução, armazenamento e difusão de informações, que reforça formas de conduta e valores culturais que representam estruturas de poder na sociedade. Ela influencia o processo de formação dos indivíduos, exigindo a capacidade de pensar criticamente a realidade, de reinventar conceitos, de formular novas categorias de análise e de incorporar outras problemáticas para o processo ensino-aprendizagem. Entretanto, a mídia se constitui como uma mediação cotidiana das relações sociais, que define comportamentos, que difunde ideias e que compartilha com a escola e a família a tarefa de socialização e de formação dos sujeitos. Sendo assim, a EBM Dr Paulo Fontes sente a necessidade de trabalhar, na prática, com a informação através de projetos com a rádio na escola, para que os(as) alunos(as) e professores(as) possam se aperfeiçoar no conhecimento e uso das mídias de modo a perceberem criticamente os valores que ela representa na sociedade de hoje.
Cada vez mais a compreensão do mundo é influenciada pela mídia, pois informa pontos de vista, influencia processos de formação, regula vidas, reforça formas de conduta e valores culturais. Entretanto, compreende-se que a apreensão sobre a intencionalidade da mídia permite que os sujeitos reflitam sobre o que acontece no mundo.
A escola deve contribuir para que os sujeitos percebam os mecanismos de produção e regulação das mídias, para que os educandos tenham a capacidade de ler, selecionar, criticar e resignificar o mundo, constituindo-se como sujeitos autônomos.
Cabe a escola a tarefa fundamental de dominar as linguagens midiáticas, estimulando um senso crítico perante esses meios, assegurando a expressão de diferentes formas e em diversas práticas sociais, tornando os sujeitos mais comunicativos e autônomos para produzirem suas próprias mensagens.
Com o uso da mídia, o homem passou a dispor de inúmeras possibilidades de transmitir ideias. Seu uso faz parte de nosso cotidiano e por isso não pode ser negada pela escola ou qualquer outra instituição. Conhecer melhor a forma de produção e difusão da informação nos ajuda a fugir da alienação a qual a mídia pode nos submeter.
O processo de ensino-aprendizagem não pode mais considerar a educação baseada unicamente na lógica da linguagem escrita. O rádio, a televisão, os jogos eletrônicos e a internet fazem parte da vida dos estudantes.  Seus conteúdos exercem poder de influência cultural nos modos de agir e nos valores defendidos. Tornar o espaço educativo atrativo ao público infantil e jovem requer repensar a educação, oferecendo novas alternativas para que os indivíduos possam interagir e se expressar.
As transformações em nossa cultura implica que os educadores provoquem mudanças na prática educacional. A escola, ao integrar o uso de novas tecnologias e ao realizar mediações sobre os discursos veiculados pela mídia, também possibilita aos estudantes a condição de produtores e de consumidores críticos.
Um dos desafios atuais da educação é estimular o uso de tecnologias e ao mesmo tempo não permitir que o conhecimento se torne fragmentado, supérfluo e vazio. Nesse sentido, projetos de Rádio Escolar poderão romper com os limites que fragmentam as disciplinas ao apresentar possibilidades de estimular os estudantes a produzirem conteúdos significativos de sua realidade, com atenção aos problemas atuais de nossa sociedade e a partir disso compartilhar suas ideais e análises.
A inserção da rádio no espaço escolar contribui para uma educação mais criativa e motivadora, pois cria condições para que os alunos interajam com situações mais próximas do seu cotidiano.
A escola atualmente é desafiada a procurar maneiras mais criativas e motivadoras de interação com as linguagens dos meios midiáticos e com a cultura tecnológica. Ao desenvolver habilidades para o uso crítico da mídia, colabora para que os educandos tenham acesso e compreendam outras linguagens e resignifica o processo de ensino-aprendizagem para que deixe de ser restrito a metodologia conteudista.
Com o desenvolvimento desse projeto espera-se que a Rádio Escola contribua como estratégia para desenvolver-se aprendizagens colaborativas, que incite o compartilhamento de ideias, o respeito às diferenças e o diálogo entre educandos e docentes.

3. METODOLOGIA

As intervenções iniciais na Escola terão o objetivo de compor uma equipe de trabalho para dinamizar a formação e a capacitação dos alunos e professores para atuar na Rádio Escola neste espaço educativo, por isso considera-se necessária a assessoria do Núcleo de Tecnologia Municipal da Secretaria de Educação de Florianópolis.
Pretende-se realizar visitas de estudo em Rádios da Grande Florianópolis para que os alunos percebam as diferenças entre rádios comerciais, educativas e escolares.

METAS PARA 2011 E 2012
Ação
Sub-ação
Cronograma
Participação no (POTE 2011/2012) Planejamento da Organização do Trabalho Escolar.
*  A participação no projeto da Rádio Escola deve estar contemplado no planejamento anual e/ou trimestral dos professores, o qual deve conter a indicação de turma, de temas a serem trabalhados e dos gêneros textuais e/ou orais a serem explorados.
*  A participação no projeto da Rádio Escola contará com no máximo duas aulas por semana por turma, sendo o atendimento realizado dentro do turno de aula e de acordo com o agendamento da sala informatizada.
Durante o ano.
Aquisição de materiais pedagógicos.

* Solicitar a compra de fones de ouvido com microfone para todos os computadores;
*  Solicitar a compra de um HD externo para realizar cópias de segurança dos programas radiofônicos.
*  Solicitar a compra de uma mesa de som para divulgar os programas radiofônicos produzidos pelos alunos no intervalo do recreio.
*  Divulgar todo e qualquer ganho ou gastos na aquisição de materiais.

3° trimestre de 2011 ou 1° trimestre de 2012.
Instalação de software
*  Solicitar a instalação do Linux 3.0 em todas as máquinas;
*  Solicitar a instalação do software de edição de áudio Audacity em todas as máquinas e logins;
*  Solicitar a instalação do arquivo LIBMP3LAME.SO em todas as máquinas e logins de modo que se possa converter os programas para mp3.
2° e 3° trimestre de 2011.
Compor uma equipe para dinamizar a Rádio Escola.
* Compor uma equipe de trabalho com alunos e educadores para atuar na Rádio Escola.
3° trimestre de 2011.

Organização da Rádio Escola
*  Encontros semanais na disciplina de Língua Portuguesa com as turmas dos 6° anos e 7° séries.
*  Definir os programas e gêneros radiofônicos, textuais e/ou orais a serem trabalhados.
*  Pesquisa em sala de aula, biblioteca e sala informatizada para exploração dos temas a serem veiculados nos programas.
*  Gravação dos programas na sala informatizada e atendimento no contra turno, se for necessário, para realizar a edição.
Durante o ano de 2012.
Criação do blog da Rádio Escola
* Disponibilizar para a comunidade escolar os programas de rádio a serem desenvolvidos no formato mp3.
Durante o ano.
Veiculação dos programas
* Buscar recursos junto à direção, Conselho Deliberativo e Secretaria da Educação para instalação de caixas de som e adequação da fiação elétrica (ambiente interno e externo) para sonorizar todos os ambientes da escola a fim de veicular os programas a toda a comunidade escolar.
* Buscar recursos junto à direção, Conselho Deliberativo e Secretaria da Educação para montar um estúdio para gravação e para a veiculação dos programas.
* Veicular os programas radiofônicos diariamente e/ou semanalmente durante o intervalo do recreio para toda comunidade escolar e em todos os ambientes da escola.
*  Criar grupos de alunos responsáveis pela veiculação dos programas durante o intervalo do recreio juntamente com os coordenadores do projeto.

Eventos
*  Participação em eventos proporcionados pela escola para realizar a mostra de programas produzidos pelos alunos.
Durante o ano de 2012.

REFERÊNCIA
FURTADO, Ivonete Lidarci da Silveira; MAKUFKA, Mariley. O que quer a comunidade escolar do Lauro Müller com a rádio escola? 2008. 116 p. Relatório de estágio (Graduação em Pedagogia - habilitação em Orientação Educacional), Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: <http://www.pergamumweb.udesc.br/dados-bu/000000/00000000000A/00000A76.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2009.

MAKUFKA, Mariley. Rádio Escolar: espaço de compreensão crítica da mídia, de aprendizagem colaborativa e de uso dos gêneros escritos e orais como objeto de ensino. 2010. 56 p. Monografia (Especialização em Tecnologia Educacional) - Faculdade Dom Bosco, Cascavel, 2010. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/52156605/Monografia-Tecnologia-Educacional>. Acesso em: 31 jun. 2011.

PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS. Curso de formação de Rádio na/da escola. Núcleo de Tecnologia Municipal. Florianópolis, 2011.